POLíTICA / Terça, 07 Junho 2022 08:15

“Negro quer poder”; Coalizão se prepara para ocupar parlamentos no Brasil

Evento contou com a presença de mais de 100 candidaturas negras de todo o país e participação virtual do ex-presidente Lula; Intelectuais e ativistas como Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Cida Bento, Hélio Santos marcaram presença

Texto: Pedro Borges I Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Pedro Borges

Coalizão Negra por Direitos lança candidaturas ao legislativo
Introdução:

Evento contou com a presença de mais de 100 candidaturas negras de todo o país e participação virtual do ex-presidente Lula; Intelectuais e ativistas como Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Cida Bento, Hélio Santos marcaram presença

Autor:

Texto: Pedro Borges I Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Pedro Borges

“Se poder é bom, negro também quer poder”. Esse foi o lema do lançamento da iniciativa Quilombo nos Parlamentos, projeto apresentado pela Coalizão Negra por Direitos para eleger candidaturas negras em todo o legislativo nacional.

Entre as 17h e as 22h, pré-candidatos de todo o Brasil discursaram na Ocupação 9 de Julho, no centro de São Paulo. O evento teve a participação destacada de Vilma Reis, pré-candidata a deputada federal na Bahia, e Douglas Belchior, pré-candidato a deputado federal por São Paulo, ambos pelo PT.

“Nós não estamos aqui para eleger pessoas negras e só. Nós estamos aqui para eleger lideranças do movimento negro”, disse Douglas Belchior. Vilma Reis destacou a centralidade da luta contra o racismo para esse período histórico. “O Brasil só é possível com o povo negro. Nós não vamos recuar”. Os dois são articuladores nacionais da Coalizão Negra por Direitos.

Diagnosticado com Covid-19, o ex-presidente Lula participou de maneira virtual do encontro. Ele enfatizou que ainda existe “muita desigualdade e muito racismo” no Brasil e que conta com a eleição de uma grande bancada de legisladores negros. “Se eles mataram Zumbi, vão precisar lidar com os milhões de Zumbis que vieram”.

O encerramento da atividade foi feito com uma mesa, composta por figuras históricas do movimento negro, como Sueli Carneiro, Milton Barbosa, Cida Bento, Hélio Santos, Vanda Menezes, Nilma Bentes, Antonio Pitanga, Iêda Leal, Iya Sandrali e Anielle Franco.

“Quando eu encontro vocês, eu vejo Maria Felipa, Acotirene, Dandara, tantas mulheres lutadoras. Esse país foi construído pela mão negra”, bradou Antonio Pitanga. Sueli Carneiro destacou a importância do prestígio dado pelo ex-presidente Lula para o evento e exaltou a força da Coalizão. “Nós vivenciamos um fato inédito, do lançamento de candidaturas negras de âmbito nacional, com a potencialidade de pela primeira vez eleger uma bancada negra significativa pela nossa ação política coletiva, sob a liderança da Coalizão Negra por Direitos”.

Todas as candidaturas apresentadas foram ou para o Congresso Nacional ou para as assembleias estaduais legislativas. Nenhuma candidatura para o senado, governo estadual ou presidência da república.

O encontro teve cortejo do Bloco Ilu Oba De Min, que apresentou ao público cantos para os orixás e músicas de exaltação das mulheres negras. Durante a apresentação das candidaturas, foi marcante a maior presença de mulheres e também a participação ativa de ativistas LGBTQIA+, com destaque para pessoas trans.

 Apoie jornalismo preto e livre!

 O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

 Acesse aqui e apoie a Alma Preta Jornalismo

NEWSLETTER

Fique por dentro de tudo que acontece. Se inscreva e receba nossas notícias toda semana.

VÍDEOS

devassashow.jpg
manifestantesmarchamnacn.jpg
oqueeconsciencianegra.jpg
feminismonegro.jpg