O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

O público do portal é segmentado e propício para o anúncio de empresas que desejam dialogar com o público negro e jovem. 68,3% dos nossos leitores se auto-declaram pretos ou pardos e 75,8% têm entre 18 e 34 anos de idade.

Outro dado interessante, confirmado pelos números de acesso do site, se referem ao aumento significativo de acessos no mês de Novembro, quando se recorda a Consciência Negra no país. Nesse período do ano, os dados de acesso do Alma Preta triplicam.

 

Baixe nosso Mídia Kit

midiakit


Criado em 2015 por um grupo de jovens comunicadores da UNESP, o Alma Preta é uma agência de jornalismo independente, com o foco na temática racial. Inspirados na luta da imprensa negra brasileira, nosso objetivo é contribuir, apoiar e promover reflexão social e política, acerca dos efeitos do racismo no Brasil e no mundo.

Nosso dever não é apenas informar, mas também produzir conteúdos de utilidade pública que alcancem os anseios da comunidade afro-brasileira. Por isso, nós assumimos o caráter político de valorização do conhecimento e da cultura negra, bem como de exigência de direitos e questionamento ao Estado em todas as nossas produções.

Nossa linha está dividida em quatro editoriais: em Realidade, traz-se a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, aborda-se a visão da periferia e o que acontece de positivo nas favelas do país. Mama África contêm notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e sua rica diversidade. Por fim, O Quilombo, o espaço da rede de opiniões dos colaboradores e parceiros do Alma Preta.

Buscando sempre inovar na forma de transmitir informação, no nosso site é possível encontrar diversas reportagens, coberturas, colunas, análises, principalmente, em texto, de diversas temáticas sociais. No nosso canal do Youtube, é possível acessar toda nossa produção audiovisual. São dezenas de vídeos de entrevistas e reportagens especiais, voltados para entretenimento e militância negra, que são atualizados semanalmente.

O nosso Spotify concentra boa parte da nossa produção de áudio. Por meio do nosso podcast “Papo Preto” nós abordamos temas como autoestima, bem estar e o dia a dia da população negra e periférica, a fim de inserir neste novo modelo de diálogo da sociedade mais subsídios para o debate social!

Acompanhe o nosso trabalho!

Fortaleça a luta contra o racismo!

Para saber mais acesse também as nossas redes sociais:

Instagram: @almapretajornalismo
Twitter: @Alma_Preta
Facebook: @almapretajornalismo

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

masczumbiM

femzumbM

O alma preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. O portal de notícias produz conteúdos como reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações, sempre com o objetivo de visibilizar o negro e denunciar a violência sistemática contra afrodescendentes.

A linha editorial do Alma Preta está dividida em quatro editorias. Em Realidade, traz-se a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, aborda-se o que acontece de positivo nas favelas do país. Mama África contêm notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e a rica diversidade da África. Por fim, O Quilombo, o espaço da rede de opiniões dos colaboradores e parceiros do Alma Preta.

O genocidio

Em 2017, 65.602 pessoas foram assassinadas no Brasil, sendo que desse total, 75,5% dos assassinados eram negros. Essa não é uma realidade de hoje, trata-se de uma brutalidade denunciada há centenas de anos pela luta antirracista no país.

Um dos instrumentos de resistência durante todo esse processo foi a mídia negra. A imprensa no Brasil existe desde 1808 e a imprensa negra foi criada em 1833. Desde então jornalistas negros têm se comprometido a denunciar a violência contra o povo preto. O Alma Preta faz parte dessa história e precisa do seu apoio.

bannerhorizontal

Os planos de assinatura

Não. O Alma Preta é contra o racismo. No Brasil e em outras sociedades racializadas existe uma política de supremacia branca que concede a essas pessoas privilégios e possibilidades de ofender e subalternizar negras e negros.

O Alma Preta acredita, contudo, que é dever dos brancos enfrentar o racismo e contribuir na luta contra essas desigualdades. O racismo foi um problema criado por brancos, não por negros, o que faz da branquitude um ator necessário na resolução desse problema.

 

Meta 1 - Saindo do perrengue!

Mensal: 5 mil reais

A mídia negra na história sempre nasceu e morreu com muita velocidade por um simples motivo: dinheiro. O Alma Preta quer alterar essa história e se consolidar como um canal de comunicação feito por mulheres e homens negros com longevidade. Para continuar a existir, o Alma Preta precisa do seu apoio.

Meta 2 - Trabalhando com qualidade

Mensal: 10 mil reais

Tudo que é preto precisa ser feito no sofrimento? Não. O Alma Preta quer ter a possibilidade de melhor remunerar todos os profissionais que compõem a equipe. A maior parte das pessoas que faz parte do Alma Preta tem também outro emprego ou precisa fazer um freelancer para pagar as contas. Queremos que toda a equipe possa se focar no Alma Preta e assim produzir mais e com melhor qualidade.

Meta 3 - Realizando sonhos

Mensal: 15,83 mil reais

O Alma Preta gostaria de ampliar o seu trabalho, ter correspondentes em outras cidades e a possibilidade de remunerar quem colabora com a equipe do Alma Preta. Esse seria o nosso sonho, nada impossível de ser conquistado. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês para atingirmos essa meta e termos uma mídia negra ainda mais forte.

Os planos de assinatura
PLANOS
 
 
Recompensas
RECOMPENSAS

 

Como apoiar o Alma Preta no Catarse?

O Catarse é conhecido pelas “campanhas de financiamento coletivo”. A plataforma, contudo, criou também uma ferramenta de assinatura, que possibilita a qualquer um dar apoio a um projeto de relevância social, como é o caso do Alma Preta.

Para apoiar o portal de mídia negra, você precisa criar uma conta, escolher a assinatura que deseja e clicar no botão ASSINAR. Depois é só escolher a forma de pagamento, preencher o formulário e pronto: você se tornou um apoiador do Alma Preta.

Passo a passo
MANUAL
logo

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos