O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. O portal de notícias produz conteúdos como reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações, sempre com o objetivo de visibilizar o negro e denunciar a violência sistemática contra afrodescendentes.
A linha editorial do Alma Preta está dividida em quatro editorias. Em Realidade, traz-se a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, aborda-se o que acontece de positivo nas favelas do país. Mama África contêm notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e a rica diversidade da África. Por fim, O Quilombo, o espaço da rede de opiniões dos colaboradores e parceiros do Alma Preta.
Em 2017, 65.602 pessoas foram assassinadas no Brasil, sendo que desse total, 75,5% dos assassinados eram negros. Essa não é uma realidade de hoje, trata-se de uma brutalidade denunciada há centenas de anos pela luta antirracista no país.
Um dos instrumentos de resistência durante todo esse processo foi a mídia negra. A imprensa no Brasil existe desde 1808 e a imprensa negra foi criada em 1833. Desde então jornalistas negros têm se comprometido a denunciar a violência contra o povo preto. O Alma Preta faz parte dessa história e precisa do seu apoio.
Não. O Alma Preta é contra o racismo. No Brasil e em outras sociedades racializadas existe uma política de supremacia branca que concede a essas pessoas privilégios e possibilidades de ofender e subalternizar negras e negros.
O Alma Preta acredita, contudo, que é dever dos brancos enfrentar o racismo e contribuir na luta contra essas desigualdades. O racismo foi um problema criado por brancos, não por negros, o que faz da branquitude um ator necessário na resolução desse problema.
Meta 1 - Saindo do perrengue!
Mensal: 5 mil reais
A mídia negra na história sempre nasceu e morreu com muita velocidade por um simples motivo: dinheiro. O Alma Preta quer alterar essa história e se consolidar como um canal de comunicação feito por mulheres e homens negros com longevidade. Para continuar a existir, o Alma Preta precisa do seu apoio.
Meta 2 - Trabalhando com qualidade
Mensal: 10 mil reais
Tudo que é preto precisa ser feito no sofrimento? Não. O Alma Preta quer ter a possibilidade de melhor remunerar todos os profissionais que compõem a equipe. A maior parte das pessoas que faz parte do Alma Preta tem também outro emprego ou precisa fazer um freelancer para pagar as contas. Queremos que toda a equipe possa se focar no Alma Preta e assim produzir mais e com melhor qualidade.
Meta 3 - Realizando sonhos
Mensal: 15,83 mil reais
O Alma Preta gostaria de ampliar o seu trabalho, ter correspondentes em outras cidades e a possibilidade de remunerar quem colabora com a equipe do Alma Preta. Esse seria o nosso sonho, nada impossível de ser conquistado. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês para atingirmos essa meta e termos uma mídia negra ainda mais forte.


Como apoiar o Alma Preta no Catarse?
O Catarse é conhecido pelas “campanhas de financiamento coletivo”. A plataforma, contudo, criou também uma ferramenta de assinatura, que possibilita a qualquer um dar apoio a um projeto de relevância social, como é o caso do Alma Preta.
Para apoiar o portal de mídia negra, você precisa criar uma conta, escolher a assinatura que deseja e clicar no botão ASSINAR. Depois é só escolher a forma de pagamento, preencher o formulário e pronto: você se tornou um apoiador do Alma Preta.

O povo preto quer narrar suas histórias Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa. Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias. Vamos fazer jornalismo na raça! |