Dianteira de Bolsonaro sobre Haddad no eleitorado branco também diminuiu

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Pesquisa Vox Populi entre os dias 22 e 23 de Outubro mostra diminuição da vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) com relação a Fernando Haddad (PT). As intenções de voto para presidente no segundo turno apontam que 44% do público prefere o militar e 39% o ex-prefeito de São Paulo.

O estudo também apresentou estratificação dos votos a partir da categoria de raça. O material mostra que entre os brancos Bolsonaro tem 50% das intenções de voto, contra 30% de Fernando Haddad.

No eleitorado preto, há uma inversão. Dos entrevistados, 48% preferem o candidato do PT e 30% optam pelo representante do PSL. Entre os pardos, há um empate de 40% das intenções para os dois postulantes ao cargo de presidente da república.

Na pesquisa anterior, feita entre os dias 16 e 17 de Outubro, a diferença nos dois grupos de “cor”, pretos e brancos, era menor. Naquele momento, Haddad tinha 47% da intenção de voto dos pretos, contra 31% de Bolsonaro. No eleitorado branco, as pontuações eram de 52% para Bolsonaro e 31% para Haddad.

A pesquisa também mostra que há uma fatia do público indecisa, que deve definir o resultado das eleições. Cerca de 5% dos entrevistados disseram não saber responder em quem votar, enquanto 12% afirmou escolher branco, nulo ou em nenhum candidato.

O estudo entrevistou 2.000 pessoas, em 121 municípios diferentes, tem uma confiança de 95% e margem de erro de 2,2% para mais ou menos.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado