fbpx

Conheça quem está influenciando a sociedade e as redes, produzindo conteúdo, ditando tendências e refletindo o Brasil atual a partir de outra perspectiva e subjetividade

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

Produzida pela Preta Portê Filmes, em coprodução com o Canal Futura, a série documental Afronta!, escrita e dirigida pela cineasta Juliana Vicente, lança online no canal da TV Preta (www.tvpreta.com.br), nesta segunda-feira (05), mais 13 episódios de sua 1ª temporada. As entrevistas são exibidas toda segunda, às 21h45, no Canal Futura (www.futuraplay.org/serie/afronta).

Composta por 26 episódios, de 15 minutos cada, Afronta! apresenta artistas e pensadores negros contemporâneos a partir de experiências e relatos pessoais, que discutem representatividade, pertencimento, empreendedorismo, ancestralidade e AFROFUTURISMO; reflexões que contribuem para a compreensão de como os negros brasileiros estão criando uma rede e gerando autonomia para alterar a realidade hoje e inventar o amanhã.

Filmado no Brasil e EUA, Afronta! apresenta nomes da cena musical como Anelis Assumpção, Karol Conka, Liniker, Tássia Reis, a blogueira baiana Magá Moura, a curadora e diretora criativa Diane Lima e a bailarina carioca do Dance Theatre of Harlem, Ingrid Silva. São músicos, bailarinos, atores, curadores de arte, artistas visuais, DJs, Cool Hunters, poetas, cineastas, produtores culturais, comunicadores e empreendedores que expõem suas trajetórias, conquistas e inquietações em trocas carregadas de complexidade, beleza e afeto.

No Afronta! do dia 05 de março, a convidada é a atriz Dani Ornellas (RJ), que tem diversas participações em cinema e televisão, dentre elas “Suburbia” e “Cidade de Deus”. No episódio, ela narra sua trajetória e questiona, para além da necessidade de representatividade na TV, a forma como o negro quer e deve ser representado.

Em um lançamento simultâneo no Canal Futura e na TV Preta, pautada pelo AFROFUTURISMO - movimento estético e filosófico que conecta passado, futuro e tecnologia -, Afronta! enuncia a criação de NOVAS NARRATIVAS. A série que destaca inúmeras palavras e expressões ajuda também a ampliar o vocabulário do espectador na discussão da negritude brasileira.

Afronta! é disponibilizado na TV Preta, uma nova plataforma que surge com a proposta de ser um canal para a diversidade, nacional e internacional. O canal concentra todo o conteúdo e o libera na web para acesso livre; material de referência, pesquisa e aproximação do universo dessas novas vozes brasileiras que, sobretudo, influenciam tantas outras. É uma série para se encarar de frente.

Serviço:

Afronta!
Toda segunda-feira, às 21h45, no Canal Futura* e na TV Preta
www.futuraplay.org/serie/afronta e www.tvpreta.com.br
Direção e roteiro: Juliana Vicente
Duração: 15 minutos / Classificação: Livre / Legendas em inglês
*Disponível nos canais Sky HD 434, Net e Claro TV 87, Oi TV 35 e Vivo TV 68.

Próximas exibições:

05/3 - Dani Ornellas
12/3 - Anelis Assumpção
19/3 - Magá Moura
26/2 - Tássia Reis
02/4 - Liniker
09/4 - Yasmin Thayná
16/4 - Raquel Virgínia
23/4 - Juliana Luna
30/4 - Erica Malunguinho
07/5 - Diane Lima
14/5 - Karol Conka

 

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com