Rapper, morador da Cidade de Deus no Rio de Janeiro, tem músicas de denúncia do racismo e da violência sofrida pela população negra

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O rapper MV Bill tem o apoio da população negra. De acordo com a pesquisa Afrodescendentes e Política, feita pelo Painel BAP, 22% do público negro votaria em MV Bill e 13% com certeza votaria no rapper para o cargo de presidente da república.

Luanna Téfilo, coordenadora da pesquisa, vê com naturalidade uma possível candidatura de MV Bill e outras personalidades negras.

“O sistema político privilegia pessoas que tem mais visibilidade e que podem angariar votos mais facilmente”.

Ainda segundo o estudo, 28% dos entrevistados poderia votar ou não, 12% provavelmente não votaria, 19% não votaria em hipótese alguma e 6% não soube responder.

MV Bill participa da articulação da Frente Favela Brasil (FFB), partido que tem como missão representar os interesses da comunidade negra e periférica. O rapper esteve inclusive presente no registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de agosto de 2017.

De acordo com o próprio partido, a FFB surgiu inspirada “na luta pelo protagonismo e pelo reconhecimento da dignidade da pessoa negra, dos moradores de favelas, dos pobres do campo e das periferias do Brasil”.

Informações apuradas pela equipe de reportagem do Alma Preta, porém, indicam que MV Bill não deverá ser candidato para as eleições de 2018.

A pesquisa, realizada entre 17 e 27 de Novembro de 2017, foi feita na cidade de São Paulo. Foram ouvidos 1.607 eleitores nas diferentes regiões da cidade. 9% dos entrevistados moravam no centro, 16% na zona norte, 21% na leste, 24% na oeste e 30% na sul.

O nível de confiança do estudo é de 95%, com a margem de erro de 3%. A pesquisa foi quantitativa e entrevistou pretos e pardos, o que segundo o IBGE compõem o grupo racial negro, com mais de 16 anos de idade.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos