Levantamento realizado pela agência de propaganda Head analisou 1.822 campanhas publicitárias veiculadas na televisão brasileira

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução/YouTube

A presença de mulheres e homens negros em comerciais de TV aumentou em 2018 no Brasil, de acordo com a pesquisa realizada pela agência Heads. Foram analisados 1.822 campanhas veiculadas na televisão brasileira.

Na primeira pesquisa realizada pela agência, em julho de 2015, o percentual de homens negros como protagonistas das campanhas era de 1%. Em Julho do ano passado, o número subiu para 11%. Entre as mulheres negras, a participação passou de 4% para 16% no mesmo período.

O levantamento também mostra que em 65% dos comerciais as mulheres têm cabelos naturais: ondulados, cacheados ou crespos.

Apesar do avanço, o mercado publicitário ainda deve percorrer um longo caminho para alcançar a equidade. Os homens e mulheres brancos são maioria nas campanhas, com 75%. As outras etnias representam 25%.

“Vemos mais diversidade, mais situações empoderadoras, mas o que a gente vem percebendo é que essas mudanças não vêm acontecendo na velocidade que se espera. E na velocidade que essas discussões estão acontecendo na sociedade”, conclui Bel Aquino, responsável pela pesquisa.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos