Pesquisa “Afrodescendentes & Política” tem como objetivo criar panorama sobre como a população negra da capital fluminense aborda aspectos sociopolíticos; resultado será divulgado em maio

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Agência Brasil

Pioneiro na criação de panoramas relacionados aos consumidores afrobrasileiros, o Painel BAP realiza pesquisa de opinião entre afrodescendentes do Rio de Janeiro sobre como eles se relacionam com temas sociopolíticos relativos à cidade.

A pesquisa, que é a segunda da série “Panorama Brasil”, começou em 23 de abril e irá será realizada até 4 de maio, tem como objetivo ouvir mais de mil eleitores ativos da capital fluminense, com idade entre 16 e 65 anos.

O objetivo principal do projeto é analisar questões relacionadas à identificação com pautas, candidatos e partidos políticos com maior poder de representatividade entre afrodescendentes, seja em âmbito progressista ou não. Além disso, serão observados aspectos sociais que esse segmento julga ser importante.

Além de analisar informações de âmbito sociopolítico, a iniciativa do Painel BAP tem como premissas fomentar o debate político, quantificar percepções, desmistificar questões afirmativas dentro das propostas de candidatos e criar dados sobre a relação da comunidade afrodescendente e o sistema político. A finalidade do projeto é motivar a participação desse grupo de modo consciente em âmbito político.

Os resultados da pesquisa “Afrodescendentes & Política” serão divulgados na última semana de maio.

A primeira pesquisa da série “Afrodescendentes & Política” foi realizada em São Paulo, em novembro de 2017. À época, 1.067 eleitores foram entrevistados nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital paulista.

Entre os resultados detectados, 30% dos entrevistados não se sentiam representados por nenhum partido, 62% consideravam o racismo estrutural a maior causa da baixa representatividade negra na política, 44% se consideravam de esquerda e 36% disseram conhecer nenhum político negro.

O resultado completo desta pesquisa e de demais trabalhos estão disponíveis em www.painelbap.com.br.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos