Entrada é gratuita e haverá também uma feira comandada por empreendedoras negras, com produtos comercializados através de moeda própria para o evento

Texto / Nataly Simões I Edição / Pedro Borges I Imagem

O Museu do Samba, no Rio de Janeiro, recebe no dia 13 de julho, sábado, a primeira edição do evento Negras em Ação. No encontro, haverá exposições artísticas, mesas de conversa com mulheres que se destacam na luta pelos direitos da comunidade negra e roda de samba com o grupo Moça Prosa. Além de show da cantora e compositora Dayse do Banjo e espaço gastronômico.

A iniciativa será das 9h às 18h e terá ainda uma feira comandada por empreendedoras negras. Os visitantes poderão adquirir os materiais por meio de uma moeda desenvolvida para o evento.

“O objetivo é realizar uma feira coletiva e socializada, num resgate da forma negra ancestral de empreender, onde todos serão responsáveis e todos poderão se beneficiar em igualdade”, afirma a idealizadora do evento e coordenadora do Mulheres do Movimento Negro Unificado no Rio de Janeiro (MNU-RJ), Valéria Neves.

Encontros como esse fortalecem as mulheres negras, que lutam por seus direitos desde o período escravocrata, embora a opressão ainda às limite na busca pela igualdade social.

“São muitas as dores, mas em diversas frentes as mulheres negras permanecem evoluindo e vencendo os obstáculos da existência, pois querem uma sociedade justa e sem medos para todos”, acrescenta Valéria.

Serviço:

Negras em Ação
Data: 13 de julho, sábado
Horário: das 9h às 18h
Endereço: Museu do Samba - Rua Visconde de Niterói, 1296, Mangueira, Rio de Janeiro
Para mais informações, ligue (21) 3234-5777 ou acesse a página com a programação completa no Facebook.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos