Ex-promotora federal, venceu o rival por 74% a 26% dos votos; terá pela frente grande desafios, uma vez que Chicago enfrenta um grave problema de violência armada

Texto / Simone Freire
Imagem / Reprodução

Terceira maior cidade dos Estados Unidos e uma das mais violentas, Chicago acaba de eleger a ex-promotora federal Lori Lightfoot, de 56 anos, como prefeita, tornando-se a primeira prefeita negra e gay a administrar a cidade.

Lightfoot, que jamais ocupou um cargo eletivo, venceu o rival por 74% a 26% dos votos. Durante sua campanha prometeu livrar a prefeitura da corrupção e ajudar as pessoas de baixa renda e da classe trabalhadora, que foram "deixadas para trás e ignoradas" pela classe política dominante da cidade.

"Enfrentamos interesses poderosos. Hoje vocês conseguiram mais do que fazer história, criaram um movimento para a mudança", disse Lightfoot em seu discurso da vitória, acompanhada por sua esposa e filha.

Desde 1837, os eleitores de Chicaco elegeram apenas um prefeito negro e uma prefeita mulher. Outras sete mulheres negras, atualmente, são prefeitas nas principais cidades do país, como Atlanta e Nova Orleans.

Violência

Lightfoot terá pela frente grande desafios. Chicago enfrenta um grave problema da violência armada onde, só no ano passado, mais de 500 pessoas foram assassinadas.

*Com informações do G1.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos