Luiz Heleno Bento estava hospedado em um hotel de luxo em São Paulo; o autor do crime disse ter confundido o professor de educação física com um ladrão

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução/GloboNews

O professor de educação física Luiz Heleno Bento registrou boletim de ocorrência por racismo após ser agredido no hotel Grand Mercure Vila Olímpia, na Zona Oeste de São Paulo. O autor da agressão alegou ter o confundido com um ladrão.

“Ô, negão, me desculpe, mas eu te confundi com um ladrão que tentou me assaltar antes”, disse o homem à vítima.

Luiz Heleno Bento mora no Rio de Janeiro e no domingo (6) estava em São Paulo a trabalho. O professor de educação física relatou à polícia que estava no saguão do hotel quando foi abordado por um homem branco que o acertou com chutes na altura do tórax.

Segundo o boletim de ocorrência, o agressor também estava hospedado no hotel. Ele relatou à equipe de segurança do estabelecimento que havia saído para beber e sofreu uma tentativa de assalto na rua.

Ao chegar no hotel, o agressor disse que viu uma pessoa parecida com a que tentou lhe assaltar e deu os chutes. Ao ser informado pela equipe de segurança que Luiz Heleno Bento se tratava de outro hóspede, o autor da agressão decidiu pedir desculpas.

“A agressão maior foi ele ter me falado ‘pensei que você fosse ladrão’. Ou seja, não vale de nada você ter estudo, se você é pré-julgado por ser negro. E ainda tem gente que diz que isso não existe mais”, desabafou a vítima, em entrevista à GloboNews.

Em comunicado, o hotel Grand Mercure Vila Olímpia afirmou que o desentendimento ocorreu fora das dependências do empreendimento e que foi prestado todo o atendimento necessário. Disse ainda ser contra qualquer tipo de discriminação e estar à disposição para colaborar com as autoridades.

O caso foi registrado no 27º DP como injúria racial e não há informações se o autor do crime foi preso.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos