fbpx

Com carga horária de quatro horas, aulas online serão nos dias 5 e 6 de setembro

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação/Beyoncé/Black is King

O minicurso “Discurso e Representação: teorias e métodos para uma análise antirracista”, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, das 16h às 18h, está com inscrições abertas. O objetivo é apresentar as teorias e conceitos sobre discurso e representação, articulando-os com uma discussão sobre racismo, cotidiano e cultura contemporânea. Com emissão de certificado, o minicurso será composto por duas aulas na modalidade à distância, em uma plataforma de reunião on-line.

A inscrição (R$100) compreende os dois dias de atividade, com carga horária total de quatro horas. A inscrição do aluno é confirmada via e-mail após o pagamento da matrícula. Serão disponibilizadas uma bibliografia de apoio, que será utilizada nos dois dias de curso, e uma complementar, para aprofundamento e estudo posterior.

Dos mesmos idealizadores do minicurso “Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”, assistido por mais de 400 pessoas de todo o Brasil, o novo minicurso é a segunda aposta da Semiótica Antirracista, plataforma de cursos online na área da Semiótica, criada pelos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Como será o minicurso?

Dia 5 de setembro - Aula expositiva: Apresentação das principais abordagens e conceitos da análise do discurso e dos estudos sobre representação social.

Dia 6 de setembro - Aula metodológica: Apresentação de categorias e operadores teórico-metodológicos para análise de conteúdos midiáticos.

Quem vai ministrar o minicurso?

Bruna Rocha (CEO Semiótica Antirracista) é jornalista, escritora, ativista e pesquisadora. É Assessora de Comunicação do Corra pro Abraço, programa de Redução de Danos do Governo do Estado da Bahia. Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), pesquisa a relação entre discurso, mediatização e acontecimento, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Foi diretora de Mulheres da UNE e secretária de Mulheres do Coletivo Enegrecer. Coordenou o 7° Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, em 2016. É idealizadora e uma das coordenadoras do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.

Cássio Santana (CFO Semiótica Antirracista) é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) e membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA). Pesquisa Análise do Discurso e Teorias da Comunicação, com interesse na construção dos discursos sociais. É um dos coordenadores do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.

Serviço:
Minicurso Discurso e Representação: teorias e métodos para uma análise antirracista
Data: 5 e 6 de setembro de 2020, das 16h às 18h
Onde: Plataforma virtual de reunião on-line a ser divulgada para os alunos matriculados.
Investimento: R$ 100
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições via formulário online.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com