Além do troféu, alagoana coleciona outros prêmios que reconhecem seu alto desempenho no futebol

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Associated Press

Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta, ganhou o troféu de melhor jogadora do mundo da Fifa na segunda-feira (24). O prêmio foi dado pela Fifa, no evento The Best que ocorreu em Londres. Ela é a primeira pessoa a obter o sexto prêmio, ultrapassando Messi e Cristiano Ronaldo. Ela já venceu também em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.

Marta (32) é natural de Dois Riachos, município de Alagoas, e é jogadora desde pequena. Nessa época, a "rainha do futebol" enfrentou preconceitos de familiares e amigos por brincar com os meninos, mas resistiu e iniciou a carreira profissional aos 14 anos no Vasco da Gama (RJ). Atualmente joga pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos. 

Outros prêmios

A futebolista tem extensa carreira no futebol, sendo reconhecida diversas vezes pelo desempenho nos jogos. Ela é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira com 117 gols. Marta conquistou também a Bola de Ouro da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20, em 2004, a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2007 e a Bola de Ouro da Fifa em 2010.  

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos