“InCorPoros – Nuances de Libido”, feito em coautoria por Nina Silva e Akins Kintê e que aborda diversas nuances do amor afrocentrado, tem lançamento marcado para 5 de abril (quinta-feira)

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Divulgação

Amor à flor da pele. Sensações e prazeres aflorados. Paixão e sensibilidade apresentadas de modo desnudo e sem censura. Esses são alguns dos aspectos que vêm à mente ao falar de “InCorPoros - Nuances de Libido”, cuja segunda edição será lançada nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Olido, em pleno Centro de São Paulo.

A obra, feita a quatro mãos pelos escritores Nina Silva e Akins Kintê, tem como objetivo trazer ao leitor a singularidade inerente ao furor das sensações, prazeres e relações entre corpos negro.

Mas se engana quem pensa que as relações descritas na obra caem, em algum momento, na objetificação da pessoa negra. Muito pelo contrário: os textos ali inseridos prezam pela valorização às particularidades em cada demonstração de afeto – ou, como explicou Akins à reportagem do Alma Preta, “sem perder o lirismo a poética do beijo, O carinho de nós com nós.”

 Ponto a ponto

A ideia básica do livro surgiu a partir da pesquisa e da leitura da poesia erótica produzida no Brasil, que possibilitaram a constatação de que as obras eram majoritariamente brancas e, quando havia pessoas negras, a inserção era de forma para lá de estereotipada. Desse modo, por que não escrever obras do gênero, mas com a essência e a perspectiva negras?

“[O livro] começou ser escrito a quatro mãos em 2008”, conta Akins, sobre a parceria literária entre ele e Nina, ao falar que a obra foi o ponto de partida para a organização de antologia erótica negra, ao citar como “reacendeu o erotismo negro brasileiro”, nas palavras dele mesmo. Tanto que dez anos depois, a obra está de volta.

E é possível dizer, sem exageros, que um dos pontos altos de “InCorPoros – Nuances de Libido” é justamente a parceria entre Akins e Nina. “Eu sabia que o projeto ganharia força se fosse feito dessa forma. Então, alguns textos são escritos a quatro mãos, outros são meus e outros [são de autoria] dela”, ressalta o escritor, ao falar sobre o aspecto mais legal do livro: “mas achei que a sacada de não ter um autor, ou dividir por escritor, é o mais bacana dessa obra.”

Onde e quando chegar

A segunda edição – versão dos autores – de “InCorPoros – Nuances de Libido” será lançada em 5 de abril (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural Olido (avenida São João, 473, Centro, São Paulo).

A entrada do evento é gratuita. Haverá apresentações Jenyffer Nascimento, Michel Yakini, Sidney Santiago, Akins Kintê e Nina Silva, além de pocket musical da banda 2 Africanos.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos