Aulas ministradas pelo escritor Plínio Luiz da Silva Camilo ocorrem de 11 de setembro a 2 de outubro

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Isabela Kassow

As obras de grandes autores como Carolina Maria de Jesus e Lima Barreto são referências do curso “Nota de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira” oferecido pelo Sesc Vila Mariana. As aulas serão ministradas pelo escritor Plínio Luiz da Silva Camilo, de 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas-feiras, às 19h30.

A atividade abre discussão sobre a questão racial no meio literário. A contemporaneidade do debate racial é a base para o curso que aborda a figura do escritor negro e o atual panorama do mercado literário, traçando caminhos que poderão ser explorados no futuro.

Questões de gênero serão tratadas com base em obras de grandes escritoras e a partir do conceito “escrevivência”, termo criado por Conceição Evaristo para tratar da escrita a partir do cotidiano.

O embranquecimento de figuras como o escritor Machado de Assis também será debatido, assim como a análise da literatura como campo de disputas narrativas.

Plínio Luiz da Silva Camillo é escritor, ator e educador social. Atuou com crianças e adolescentes em situação de rua e trabalha na área de comunicação. É autor de diversas obras, entre elas “Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil”, que mistura ficção e fatos reais, tornando o negro protagonista de sua história em 33 contos, que vão da vinda ao país nos navios negreiros até os alforriados que trabalhavam nas cidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.

Serviço:

Curso “Notas de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira”

Data: De 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas-feiras, às 19h30

Local: Sala de Atividades 2 | Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP

Não recomendado para menores de 16 anos.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos