A menina foi atingida por um tiro na perna quando estava a caminho da escola na terça-feira (12)

Texto / Solon Neto | Imagem / Acervo Pessoal

Nesta quarta-feira (13) morreu a menina Ketellen Umbelino de Oliveira Gomes, de cinco anos, no Hospital Municipal Albert Schweitzer. Ela foi baleada na perna quando estava a caminho da escola, ao lado de sua mãe, em Realengo, no Rio de Janeiro, na terça-feira (12). 

Conforme publicado pelo Brasil de Fato, a Polícia Militar afirmou que não realiza operações na região e que os tiros partiram de um carro que estaria parado em uma praça no mesmo bairro. Além de Ketellen, Davi Gabriel Martins do Nascimento, de 17 anos também foi atingido e morreu no local.

Em 2019, já são seis crianças mortas no estado: Ágatha Moreira, oito anos; Kauê dos Santos, 12 anos; Kauê Rozário, 11 anos, Kauan Pimenta, 12 anos; Jenifer Silene Gomes, 11 anos.

Um levantamento da plataforma Fogo Cruzado ainda aponta que mais 10 crianças foram atingidas por tiros este ano no estado mas sobreviveram.

O ano de 2019 registra recordes de mortes causadas por agentes do Estado no Rio de Janeiro. Nos primeiros oito meses do ano foram 1.249 mortes, segundo o Instituto de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.

Criticada por movimentos sociais, tal política de enfrentamento é defendida pelo atual governador, Wilson Witzel (PSC), e considerada a principal bandeira de sua política.

Ao longo do ano, diversos protestos foram registrados em regiões de periferia no Rio de janeiro contra a política do governo, acusada de genocida e racista.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos