fbpx
 

bannerlimpo

O documentário integra a versão online da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e é dirigido pela filha, a atriz Camila Pitanga

Texto: Victor Lacerda | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação

A trajetória profissional enquanto ator e os laços afetivos criados no percurso são algumas das temáticas abordadas no filme “Pitanga”, longa-metragem dedicado ao Antônio Pitanga, hoje, aos 81 anos. O filme foi dirigido por sua filha, a atriz Camila Pitanga, e o diretor de cinema Beto Brant. A produção audiovisual está disponível para assistir online.

O documentário traz encontros do ator com seus amigos desde outras épocas e ressalta a importância da figura de Pitanga dentro do espaço cinematográfico e de criação artística enquanto profissional negro.

As trocas de conversas e trechos da sua carreira são costurados com relatos de personalidades nacionais conhecidas, como Caetano Veloso, Ziraldo, Joel Zito Araújo, Tonico Pereira, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Milton Gonçalves, entre outros.

Originalmente lançado em 2016, o longa-metragem integra a 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema, promovida pelo Itaú Cultural. O primeiro grande festival internacional do Brasil voltado para a arte cinematográfica acontece online até 4 de novembro.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com