Ficção com elenco majoritariamente negro acumula elogios sobre a produção e espectadores exaltam a positiva representação negra

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Reprodução

O longa metragem “Pantera Negra” lançado no Brasil na quinta-feira (15) já arrecadou US$ 378 milhões e faz sucesso na comunidade negra de todo mundo. Além disso, possui maior aprovação no site Rotten Tomatoes que qualquer outra produção da Marvel, com índice de 98%.

Com elenco formado majoritariamente por pessoas negras e longe de reproduzir os usais e negativos estereótipos direcionados aos afrodescendentes, o mais novo filme de super-herói da Marvel, a adaptação de uma HQ dos anos 90, foi dirigido por Ryan Coogler, conhecido pelo filme “Creed - Nascido para lutar” e “Fruitvale Station”.

A aventura tem como cenário um país futurista chamado Wakanda, isolado do resto do mundo, cheio de riquezas e tecnologias controladas por negros por meio de um elemento chamado vibranium, extraído de um meteoro alienígena.

O filme gira em torno do personagem T’Challa (Chadwick Boseman), jovem rei de Wakanda que possui poderes de agilidade, força e resistência, todos herdados do pai, também uma Pantera Negra. Depois da morte de seu pai, ele procura maior aproximação com o mundo e é desse contato que surgem diversos problemas, o que o leva a uma saga para derrotar facções inimigas.

A trilha sonora do filme, que conta com 14 músicas, também recebeu elogios e já está em plataformas digitais. O álbum ‘Black panther: The album’ foi feito especialmente para o filme com maioria de artistas negros. Entre os músicos estão Kendrick Lamar, Jay Rock, The Weeknd, SZA, Future, Vince Staples, Anderson Paak, 2 Chainz, ScHoolBoy Q e Travis Scott. 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos