fbpx
 

bannerlimpo

Petista teve salto grande e passou o candidato do PSL, Jair Bolsonaro

Texto/Aline Bernardes

Imagem/Images

Pesquisa Datafolha para presidente divulgada nesta quinta-feira (20) apontou as intenções de voto por segmentos de sexo, idade, escolaridade, renda, religião, região e cor de pele.

O último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 54% da população brasileira se autodeclara negra. Entre os pardos 27% votaria no Bolsonaro, enquanto 18% deles votariam no Haddad (PT).

Já entre os que se autodeclaram pretos 22% escolheram Haddad como futuro presidente, enquanto 21% desses pretendem votar no Bolsonaro.

O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro lugar na intenção de votos entre os dois grupos (pretos e pardos). Seguido pela Marina Silva (REDE) e pelo Geraldo Alckmin (PSDB)

O pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi julgado, e absolvido, neste mês por declarações de cunho racista. Na ocasião disse que um quilombola pesava “7 arrobas” e que não servia “nem para procriar”.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com