Evento será no sábado (7) e domingo (8) com atividades de entretenimento, militância e empreendedorismo

Texto / Nataly Simões | Edição / Simone Freire | Imagem / Bianca Araujo

A Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, comemora 18 anos de existência nos dias 7 e 8 de dezembro, das 12h às 22h, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).

A programação do evento, com entrada gratuita, foi pensada a partir da trajetória da feira focada em unir experiência, design e conexão. Com o tema “Passado, Presente e Futuro”, a edição se propõe a responder de onde vieram, onde estão e para onde vão a arte, a cultura e o empreendedorismo negros.

Nos dois dias, a Feira Preta será dividida em espaços temáticos que unem conteúdos sobre diferentes temas que atravessam a existência negra nas diferentes áreas de atuação, da militância ao entretenimento, passando pelo mundo dos negócios e oportunidades de trabalho.

Um dos espaços é o “Afroempreendedorismo”, que reúne produtos e serviços de empreendedores de vários estados brasileiros. Há também o “Preta Inova”, com empreendedores que inovam e mudam a cara de seus setores de atuação, como o Perifacon, na cultura geek, e o No Front, na área de finanças.

O evento também vai contar com apresentações musicais de grandes representantes da música afro-brasileira como Drik Barbosa, Larissa Luz, Senzala Hi-Tech e Samba da Laje e convidados em homenagem a Reinaldo, conhecido como Príncipe do Pagode, que faleceu neste ano vítima de um câncer..

Trajetória

Criada por Adriana Barbosa, a Feira Preta nasceu em 2002 como uma feira de produtos de empreendedores negros. Cresceu e se tornou uma plataforma de criação de projetos para valorização da cultura afro-brasileira considerada referência de empreendedorismo social.

Em sua primeira edição reuniu 40 expositores e um público de 5 mil pessoas em um espaço na praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Na edição de 2017, a feira reuniu um público de 20 mil pessoas, e em 2018, de 50 mil. A edição deste ano terá 100 expositores e o público estimado ainda não foi revelado.

A iniciativa possibilita o encontro de profissionais de diferentes segmentos como moda, literatura, gastronomia, música e tecnologia. Um dos principais objetivos é impulsionar o negócio de empreendedores negros. A estratégia consiste em incentivar consumidores negros a comprarem produtos de profissionais negros para fortalecer o fluxo desse mercado e a economia dentro da comunidade afro-brasileira.

Serviço

18ª Feira Preta: “Passado, Presente e Futuro”

Data: 7 e 8 de dezembro

Horário: das 12h às 22h

Local: Memorial da América Latina | Avenida Auro Soares De Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo - SP

Programação: www.feirapreta.com.br

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos