Próxima edição do “Sábado Resistente” lembra a trajetória do líder estadunidense pela libertação do povo negro e tem presenças de Anderson França, Caróu Oliveira, Maria Clara Sampaio e Fagner Pereira dos Santos

Foto / Stephen F. Somerstein / Getty Images

O assassinato de Martin Luther King Jr., líder do movimento em prol da igualdade racial e pela libertação do povo negro nos EUA, completou 50 anos em 4 de abril.

O Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará no sábado (14), às 14h, mais uma edição do projeto “Sábado Resistente” na qual a trajetória e a luta de Luther King serão relembradas. O evento será organizado em parceria com Núcleo de Preservação da Memória Política

O debate tem como objetivo estabelecer paralelo entre o discurso do líder, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964, e a luta da militância negra nos dias atuais, assim como compreender o seu legado e pensar em estratégias para desafios ainda existentes, em especial no Brasil.

Participarão da mesa redonda o empreendedor social, maker, escritor e facilitador Anderson França, fundador do Centro de Inovação Popular do Rio de Janeiro e da Universidade da Correria, CEO da Dharma ACC e realizador do TEDxMaré; e Caróu Oliveira, cofundadora do projeto História da Disputa: Disputa da História; pesquisadora de história negra e de movimentos sociais.

O debate terá também as presenças de Fagner Pereira dos Santos, teólogo pela Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, pastor na Comunidade de Jesus em São Bernardo do Campo e pesquisador na área de direitos humanos e movimentos sociais; e Maria Clara Sampaio, mestre e doutora em história pela USP e professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, onde ensina, orienta, pesquisa e milita em favor de causas voltadas a conflitos de terras, reconhecimento de terras indígenas e quilombolas e em organizações estudantis pela igualdade de tratamento e oportunidades para mulheres e estudantes da comunidade LGBT.

Onde e quando acontecerá?

O “Sábado Resistente” acontecerá sábado (14), às 14h, no Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66, Luz - Auditório Vitae - 5º andar) e tem entrada gratuita.

Informações: (11) 3335-4990 e faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado