fbpx

Filme estrelado por Seu Jorge não tem data prevista para o lançamento nos cinemas brasileiros por não cumprir todos os trâmites exigidos pela Ancine

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Ariela Bueno / Divulgação

Prevista para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a estreia do filme “Marighella” no Brasil foi cancelada. O longa, estrelado por Seu Jorge no papel principal e dirigido por Wagner Moura, enfrenta problemas na liberação de verbas da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Em comunicado, a produtora do filme, O2 Cinema, informou não ter conseguido cumprir todos os trâmites exigidos pela Ancine. Em agosto, a agência negou dois pedidos da produtora referentes ao reembolso de recursos no valor de R$ 1 milhão. O dinheiro havia sido investido na realização do filme.

Segundo a Diretoria Colegiada da Ancine, a verba teria sido aprovada como parte do orçamento original e não poderia ser ressarcida com recursos públicos. A agência também negou o adiantamento de recursos para a comercialização do longa.

“Marighella” conta a história do ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado em 1969 pela Ditadura Militar. Sem data prevista para chegar aos cinemas brasileiros, o filme segue como atração em vários festivais de cinema do mundo.

Confira o trailer:

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com