Filme estrelado por Seu Jorge não tem data prevista para o lançamento nos cinemas brasileiros por não cumprir todos os trâmites exigidos pela Ancine
Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Ariela Bueno / Divulgação
Prevista para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a estreia do filme “Marighella” no Brasil foi cancelada. O longa, estrelado por Seu Jorge no papel principal e dirigido por Wagner Moura, enfrenta problemas na liberação de verbas da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Em comunicado, a produtora do filme, O2 Cinema, informou não ter conseguido cumprir todos os trâmites exigidos pela Ancine. Em agosto, a agência negou dois pedidos da produtora referentes ao reembolso de recursos no valor de R$ 1 milhão. O dinheiro havia sido investido na realização do filme.
Segundo a Diretoria Colegiada da Ancine, a verba teria sido aprovada como parte do orçamento original e não poderia ser ressarcida com recursos públicos. A agência também negou o adiantamento de recursos para a comercialização do longa.
“Marighella” conta a história do ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado em 1969 pela Ditadura Militar. Sem data prevista para chegar aos cinemas brasileiros, o filme segue como atração em vários festivais de cinema do mundo.
Confira o trailer:
O povo preto quer narrar suas histórias Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa. Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias. Vamos fazer jornalismo na raça! |