fbpx

Pesquisa Datafolha foi divulgada nesta segunda-feira (8); índice contabiliza a soma de rejeição de pardos e pretos

Texto / Simone Freire
Imagem / TV Cultura / Reprodução

Os 100 primeiros dias do governo de Jair Messias Bolsonaro (PSL) foram avaliados na pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8). De acordo com os dados, 34% da população negra (pardos e pretos) consideram a gestão ruim ou péssima.

Dentro do recorte racial, 29% dos pretos e pardos consideram o governo ótimo ou bom, 33% o veem como regular e outros 4% não souberam opinar.

De forma geral, segundo o instituto, 30% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo, índice semelhante ao daqueles que consideram ótimo ou bom (32%) ou regular (33%). Esta é a pior avaliação após três meses de governo avaliada entre os presidentes eleitos para um primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril e ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios.

Desempenho

63% da população negra ouvida pela pesquisa acredita que neste três primeiros meses de gestão o governo Bolsonaro “fez pelo país menos do que você esperava”. 12,5% respondeu que Bolsonaro “fez pelo país mais do que você esperava” e outros 18,5% acreditam que Bolsonaro “fez pelo país o que você esperava que ele fizesse”. Não souberam opinar 4,5% dos ouvidos sinalizados como pretos ou pardos pela pesquisa.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com