Além do selo editorial, o projeto oferece espaço de formação sobre a cultura negra

Texto / Lucas Veloso I Imagem / Divulgação

Com a proposta de publicar obras literárias e acadêmicas de autoras desconhecidas e de nomes importantes do campo feminista, o coletivo Di Jeje criou um selo editorial especializado na temática. A editora se chamará "Luango", palavra que significa "o fogo do conhecimento, o que levou a humanidade a se desenvolver", na linguagem bantu.

A ideia é destacar a publicação de autoras negras brasileiras e estrangeiras sobre o tema. A organização e curadoria fica por conta da pesquisadora, Jaqueline Conceição da Silva, que também é doutoranda em Antropologia Social.

Desde 2014, Jaqueline organiza cursos presenciais sobre feminismo negro, ministra palestras nos Estados Unidos e Europa sobre o tema, além de se destacar como uma das principais pesquisadoras de Angela Davis no país.

No mês que vem, está previsto o lançamento do primeiro livro do selo, com o tema da História do Feminismo Negro no Brasil, escrito pela pesquisadora. Entre os capítulos, tem um que trata das novas formas de feminismo, além de uma reflexão sobre o corpo da mulher negra.

Os interessados já podem adquirir a obra pela pré venda, que vai até dia 30 de Junho pelo link: https://nkanda.org/curso.php?c=58 no valor de 45 reais. O livro também será vendido no formato físico a partir de agosto.

Coletivo Di Jeje

É um centro de pesquisa e formação sobre mulheres negras. O grupo desenvolve cursos, formações, palestras presenciais e a distância e possui 4 plataformas digitais de formação com cursos e conteúdos.

NKANDA - plataforma virtual de conteúdos e cursos sobre feminismo negro;
KUKALA - Plataforma virtual de cursos sobre a lei 10639 voltada para professores e educadores;
INTIÉ - plataforma virtual de cursos para a educação indígena voltada para pesquisadores e professores;
IFÁ - plataforma virtual voltada para empresas e organizações sobre raça e gênero.

Para saber mais, acesse https://nkanda.org, onde é possível fazer a assinatura em diversas modalidades.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos