Evento de lançamento recebe debate sobre racismo e feminismo negro com especialistas no tema

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O livro “Olhares Negros – Raça e Representação”, escrito pela feminista norte-americana bell hooks, será apresentado ao público no dia 12 de Março, terça-feira, em São Paulo. O lançamento vem acompanhado de um debate, a partir das 19h, na livraria Tapera Taperá, Galeria Metrópole.

Participam da discussão Rosane Borges, escritora da obra “Esboços de um Tempo Presente”, Natalia Néris, responsável pelo livro “A voz e a palavra do movimento negro na Constituinte de 1988”, Mariléia de Almeida, autora da tese “Território de Afetos: práticas femininas antirracistas nos quilombos contemporâneos do Rio de Janeiro”. A mediação do encontro é da assistente social Camila Dias.

O prefácio do livro, escrito por Rosane Borges, foi publicado no site Outras Palavras e apresenta um pouco da obra. A escritora brasileira mostra como bell hooks desenvolve de maneira crítica o debate entre “universal” e “particular”, hoje descrito como “identitarismo”.

No texto, bell hooks promove reflexões a partir de produtos da indústria cultural, como filmes, programas de tv, entre outros. Entre as análises, apresenta a representação da comunidade negra, em especial das mulheres, e indica a luta das mulheres negras como radical e revolucionária.

Sobre bell hooks

Gloria Jean Watkins, conhecida pelo pseudônimo de bell hooks, nasceu em Hopkinsville, 25 de setembro de 1952. A autora de mais de 30 livros sobre raça, feminismo negro, afetividade e representação, entre outros temas, é ativista e teórica reconhecida em todo mundo.

O nome "bell hooks" foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks. A escolha da letra minúscula é justificada pelo interesse da autora em dar mais enfoque ao conteúdo desenvolvido em suas obras e menos a sua pessoa.

A ativista, influenciada pela obra de Paulo Freire, fundou em 2014 o “bell hooks Institute”, em Berea College, em Kentucky, Estados Unidos.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos