Cineasta foi o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar, em 1992
Texto / Simone Freire
Imagem / mptvimages.com
Vítima de um acidente vascular, o cineasta John Singleton morreu nesta segunda-feira (29). O cineasta entrou para a história da cinematografia estadunidense ao ser o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar no ano de 1992 por escrever o roteiro e dirigir, aos 22 anos, o filme "Boyz n the Hood" (Os Donos da Rua).
O longa metragem tumultuou a crítica cinematográfica na época por trazer um contexto de realidade até então negligenciado pela academia. Ambientalizado em um bairro de Los Angeles (EUA), o filme aborda o contexto de gangues violentas e a repressão policial contra os negros.
O elenco do filme contou com Angela Bassett, Laurence Fishburne, Cuba Gooding Jr e o rapper Ice Cube, este último em seu primeiro papel no cinema. Embora indicado, Singleton não levou nenhuma estatueta para casa.
Ao longo da carreira, o cineasta também esteve à frente dos filmes "+ Velozes + Furiosos" (2003), seu maior sucesso comercial, um remake de "Shaft" (2000) e "Quatro irmãos" (2005), entre outros.
O povo preto quer narrar suas histórias Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa. Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias. Vamos fazer jornalismo na raça! |