fbpx

Cineasta foi o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar, em 1992

Texto / Simone Freire
Imagem / mptvimages.com

Vítima de um acidente vascular, o cineasta John Singleton morreu nesta segunda-feira (29). O cineasta entrou para a história da cinematografia estadunidense ao ser o primeiro homem negro, e o mais jovem, a ser indicado ao Oscar no ano de 1992 por escrever o roteiro e dirigir, aos 22 anos, o filme "Boyz n the Hood" (Os Donos da Rua).

O longa metragem tumultuou a crítica cinematográfica na época por trazer um contexto de realidade até então negligenciado pela academia. Ambientalizado em um bairro de Los Angeles (EUA), o filme aborda o contexto de gangues violentas e a repressão policial contra os negros.

O elenco do filme contou com Angela Bassett, Laurence Fishburne, Cuba Gooding Jr e o rapper Ice Cube, este último em seu primeiro papel no cinema. Embora indicado, Singleton não levou nenhuma estatueta para casa.

Ao longo da carreira, o cineasta também esteve à frente dos filmes "+ Velozes + Furiosos" (2003), seu maior sucesso comercial, um remake de "Shaft" (2000) e "Quatro irmãos" (2005), entre outros.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com