Formação é voltada à abordagem de aspectos diversos sobre a realidade de pessoas negras no Brasil, passando por pontos como religião e política

Texto / Thalyta Martina
Imagens / 

O curso "Relações Raciais: estudos contemporâneos" tem inscrições abertas até o dia 30 de março. As matrículas podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário. A formação é promovida pelo Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzalez, de Campinas, e parcerias. A lista de selecionados será enviada no dia 2 de abril por e-mail. O curso acontece um domingo por mês, sempre das 14h às 18h, a partir de abril e vai até dezembro.

As aulas começam no dia 29 de abril, no centro de Campinas, interior de São Paulo, com o tema “Mestiçagem, miscigenação e colorismo”. A última aula acontece no dia 9 de dezembro com o tema “Retrocessos e estagnações políticas: uma análise a partir da SEPPIR: o desmonte das políticas públicas sociais e raciais.”

Entre os outros temas que serão abordados estão “A construção da branquitude”, “Sincretismo, integração, assimilação e diluição da cultura”, “O mito da democracia racial”, “Movimentos negro: demandas históricas e sistemas políticos”, “Problemáticas metodológicas nas pesquisas e análises sobre a questão racial”, “Religiosidade, cultura e ancestralidade” e “Sexualidade, gênero e masculinidade”.

Público alvo

O curso é destinado para mulheres negras, homens negros, pessoas de baixa renda, pessoas que tenham relação com movimentos sociais e pessoas que vão pesquisar áreas que serão discutidas ao longo do curso. Após essa triagem ser realizada, as vagas restantes serão de ampla concorrência por ordem de inscrição.

Um certificado será dado ao final do curso para as pessoas que compareceram em pelo menos 75% das aulas.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos