Artista e pesquisador da música negra, Zé Eduardo, indica cantores que mantêm viva a tradição do canto negro no Brasil

Texto e imagem / Divulgação

Zé Eduardo é um artista com mais de 20 anos de carreira e dedicou-se à técnica de canto negro, própria da soul music americana no Instituto Negra Voz em 2008.

“O soul é uma canção que vem do fundo da sua alma e ser cantor de soul é uma responsabilidade, fazer as pessoas se permitirem, chorar, é uma coisa louca”, comenta.

Em projetos como SambaSoul Esporte Clube (2007) e Fechado para Balanço (2012), Zé Eduardo usou o canto negro como técnica para compor e imprimir emoções profundas na “música preta brasileira”, como costuma chamar.

“O canto negro é a base de tudo na música brasileira, porque o Brasil é negro”, comenta.

Ele indica seis artistas contemporâneos que mantém viva a tradição do canto negro no Brasil. São eles:

Liniker e os Caramelows

Lava 

"Liniker é uma explosão! Tem uma voz poderosa, única, bem negra e bem bonita”.

Lino Krizz

Fique um pouco mais 

“O Lino tem uma voz formidável, com uns agudos incríveis e é muito voltado para a black music dos anos 70, um especialista nos anos 60 e 70 e um furacão no palco!”.

Banda Black Rio

Nova Guanabara com Slim Rimografia

“A Black Rio é uma referência mundial da qualidade dos músicos brasileiros, todos os cantores que passam por essa banda são incríveis. A Black Rio tem essa tradição de trazer grandes cantores para o frontline”.

Tony Gordon

Living for the City 

“Tony é um mestre, tem uma voz poderosíssima, refinada, elegante, que canta stands de jazz, de soul music. É uma música mais fina”.

Max de Castro

Flor do Gueto - Mano Brown feat Lino Krizz e Max de Castro 

“O Max tem ótimas influências e é um grande músico, tem uma voz e uma levada bem diferente e interessante. E é um ótimo compositor”

Izzy Gordon

Luzia 

“A Izzy é uma cantora que é super referência para todas as outras cantoras nacionais, com uma voz marcante, única, tem a elegância como principal destaque”.

Iza

I put my spell on you

“Essa mulher canta muito, tem uma voz muito poderosa e canta de tudo!”

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos