A França é o país com maior percentual de imigrantes africanos defendendo sua seleção

Texto / Julio Cesar Jacob
Imagem / Dailystar

Considerada uma das favoritas ao título, a seleção francesa, fundada em 1904, tradicionalmente convoca jogadores de origem e descendência africana para os jogos, uma tendência que perdura até hoje.

O primeiro negro a vestir a camisa dos azuis foi Raoul Diagne em 1931. Atualmente o elenco está repleto de homens negros talentosos e merecem destaque.

Paul Labile Pogba

Volante moderno, cabeça erguida, só tapa elegante, estilo puro. Destaque nas seleções de base fez excelentes temporadas na Juventus da Itália e desde que retornou aos Red Devils (Manchester United) não conseguiu manter uma regularidade, embora tenha ganho alguns títulos (Liga Uefa/Copa da Liga Inglesa).

corpoPaulLabilePogba

(Imagem: Sene News)

O maestro do meio campo francês, tem 25 anos. Filho de pais Ganeenses nasceu em Lagnys-Sur-Mane, comuna francesa com pouco mais de 20 mil habitantes. Já declarou em coletiva que pode ser sua última copa e por isso fará o máximo para conquistar o título.

Kylian Mbappé

Nem parece que o moleque tem apenas 19 anos! Joga com uma naturalidade impressionante, como se tivesse no interclasses da escola. Fã declarado do CR7, tem a velocidade, habilidade e finalização como suas principais armas.

corpoKylianMbappe

(Imagem: X Sport)

Seu pai é Camaronês (ex-jogador de futebol) e sua mãe foi profissional de handball. Hoje o "tartaruga ninja" atua no badalado PSG ao lado do menino Ney e Cavanni. Sua contratação foi a segunda mais cara da história do futebol (180 milhões de Euros). Titular absoluto, vem fazendo uma excelente copa, com gols, recordes e participando diretamente dos triunfos da equipe.

N'golo Kanté

É o motorzinho da França, está em todos os lados do campo, corre pelos companheiros, desarma com uma facilidade tremenda. A imprensa diz que 70% da Terra é coberto por água, o resto é pelo Kanté. Entrou pra história ao ganhar duas Premier Leagues seguidas por times diferentes (Leicester 2015/ Chelsea 2016).

corpoNgoloKante

(Imagem: Jogadores PT)

Parisiense de nascimento, veio ao mundo em 29 de Março de 1991, seus pais são do Mali, jogou por algumas equipes de pouca expressão na França, mas ganhou notoriedade no futebol inglês.

Hoje o baixinho (1,68m) tímido, com passe avaliado em 60 milhões de euros evita os holofotes, coletivas de imprensa, prefere se destacar dentro das 4 linhas seja no Chelsea ou na seleção francesa.

Ousmane Dembelé

Com a passada larga de um guepardo e rápido como uma bala, Dembelé chama a atenção desde seu início no futsal, a habilidade com as duas pernas deixa dúvida se é destro ou canhoto.

corpoOusmaneDembele

(Imagem: Spoti Arena)

Em menos de um ano, o menino foi da quinta divisão francesa à seleção principal. Passou por Rennes (FRA), Borussia Dortmund (ALE) e hoje busca seu espaço no estrelado Barcelona (ESP).

O fã do inglês David Beckham é natural de Vernon (França), tem 21 anos, poderia ter defendido as camisas do Mali ou Senegal uma vez que seus pais são desse países, mas optou pela França. Não é titular, mas é frequentemente utilizado pelo técnico Dechamps.

Blaise Matoudi

O experiente volante de 31 anos, além de muito bom jogador ajuda a botar ordem na casa numa seleção onde a média de idade é de 26 anos. Rodou por diversos clubes franceses, entre eles o PSG onde era absoluto na meiuca, mas perdeu espaço com o crescimento de Verratti e Rabiot, por isso se transferiu para a Vecchia Senhora (Juventus) onde atua até hoje.

corpoBlaiseMatoudi

(Imagem: FootTheBall)

O canhoto nasceu em Toulouse (França), mas tem cidadania Angolana. Nunca ganhou um título com a seleção principal, porém deposita suas esperanças nessa que possivelmente será a última.

Uma curiosidade interessante é que na versão francesa do filme Lego - Batman, dublou o personagem Flash.

Samuel Umtiti

Cherifão da zaga francesa, o camaronês de 24 anos foi alvo de críticas por não ter altura (1,81m) ideal para um zagueiro, porém compensa a falta de estatura com técnica, vigor físico e bom posicionamento.

Jogou no Lyon (FRA) desde as categorias de base até o profissional, em 2016 foi para o Barcelona (ESP) onde chamou a responsa na defesa ao lado de Gerard Piquet.

capasamuelumtiti

(Imagem: The Liverpool Offside)

Nascido em Yaoudé (Camarões), no sub-17 defendeu a seleção africana mas preferiu assumir a nacionalidade francesa. Hoje faz dupla de zaga com Varane, seu rival na Espanha pois atua no Real Madrid.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
Rua Tonelero 201, ap 102. CEP: 05056-000
Vila Ipojuca, São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos