fbpx

O filme “Poema” é o primeiro da história da marca com intérprete de libras e dá início a uma ação internacional que propõe consumidores a refletirem sobre novos valores e atitudes

Texto: Lenne Ferreira | Edição: Nataly Simões | Imagem: Daniel Assis/Divulgação

“Espera! E se, ao invés de voltar, a gente for pra frente?”. A provocação está na abertura do vídeo “Poema”, que a Coca-Cola lança para saudar a chegada de 2021. “Abertos pro melhor” é o título da campanha estrelada pelo rapper brasileiro Djonga, que convida os consumidores da marca a pensarem sobre novas possibilidades e arranjos em um contexto de crise sanitária. O comercial, primeiro da Coca-Cola com intérprete de libras, será veiculado em emissoras de TVs e salas de cinema em mais de 85 cidades, além de todas as plataformas digitais da marca.

Com 10 anos de carreira, Djonga é um dos expoentes de uma geração que tem combatido diversas formas de preconceito e pautado o debate público por meio das redes sociais e manifestações de rua. O poder de influência dessa geração e o fortalecimento de lutas contra opressões sobre grupos “minoritários” é uma pauta que também tem sido captada por grandes empresas.

Há alguns anos, a Coca-Cola tem apresentado projetos para garantir mais representatividade na empresa com uma política institucional. A marca compõe a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento formado por empresas e instituições que lutam pela superação do racismo no ambiente corporativo. Recentemente, o grupo se pronunciou sobre o caso do Carrefour em comunicado divulgado nas redes sociais se solidarizando com a dor de familiares e amigos de João Alberto Silveira Freitas, morto no estacionamento de uma unidade da rede de supermercados da cidade de Porto Alegre (RS) no dia 19 de novembro.

Para encerrar 2020, o ano da pandemia mundial, a empresa aposta numa mensagem de positividade e otimismo num tom esperançoso que tem os contornos da voz de Djonga, o mineiro cuja música “Fogo nos Racistas” virou grito de guerra do movimento negro. Com mais de 2 milhões de seguidores, o MC deve protagonizar outras peças da campanha nos próximos meses.

“A proposta da marca é recebermos 2021 de uma maneira diferente: é um convite para que cada um faça suas reflexões individuais, que tantos de nós tivemos durante 2020. Analisar quais hábitos devemos manter nas nossas vidas e quais devemos abandonar. Reconhecendo o valor das pequenas coisas, buscando mudanças e valorizando a beleza do cotidiano. Tirar as ideias do papel e transformar em atitude”, conta Marina Rocha, diretora de marketing de Coca-Cola no Brasil.

Gigante da indústria de bens e consumo, com a campanha“Abertos pro melhor”, a empresa também inaugura a primeira peça publicitária com tradução em libras que conta com a atuação do intérprete Anderson Rodrigues. “Poema” também será veiculado em emissoras de TVs e salas de cinema em mais de 85 cidades, além de ser disponibilizado em todas as plataformas digitais da Coca-Cola nas versões de 60’’, 30”, 15” e 6”.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com