Ativista negra e trans, a idealizadora do Aparelha Luzia dará o pontapé inicial à disputa a uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) durante evento dia 8 (sexta-feira)

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Pedro Borges

Os movimentos negro e LGBTQIA+ terão uma representante de peso durante a corrida eleitoral. Érica Malunguinho, militante dos dois grupos e criadora da Aparelha Luzia, lançará a sua pré-candidatura ao cargo de deputada estadual dia 8 (sexta-feira).

A ação, que acontecerá na própria Aparelha, tem como objetivo convidar apoiadores e eleitores para a apresentação das propostas e causas que serão defendidas por Erica durante a campanha.

Em texto-manifesto publicado no evento do Facebook sobre a iniciativa, Malunguinho explica os motivos pelos quais decidiu concorrer, pelo PSOL, ao cargo legislativo.

Imagem: Pedro Borges

“Está mais do que na hora de dizer que não estamos sentadas e sentados vendo e sentindo as bombas e os estilhaços atravessando nossa humanidade, pois ela é inegociável, como bem diz nossa mestra Sueli Carneiro”, relata a pré-candidata, ao citar a filósofa e idealizadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra.

Outro ponto a ser destacado na pré-candidatura de Érica diz respeito à importância de a pessoa negra ocupar espaços de poder. “Esse processo de construção é político e pedagógico, pois nós, ativistas, precisamos sistematizar o que estamos discutindo e nos projetar para dentro da política institucional.”

A fala de Érica remete e recorda ao legado deixado pela ex-vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), executada em 14 de março, após denunciar a opressão estrutural contra pessoas negras e LGBTQIA+.

Estas causas são, inclusive, as principais bandeiras defendidas pela pré-candidatura de Érica a um assento na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), uma vez que a plataforma de campanha promete viés humanizador, includente e igualitário.

"A minha pré-candidatura ocorre em um momento de limite do que está posto, sobre homens brancos decidindo caminhos por nós, da população negra, maioria da população, e mulheres negras. Essa [pré] candidatura-quilombo, um espaço de criação conjunta e participativa, é um chamado à elaboração de reintegração de posse da política institucional, com método e estratégica", completa Erica.

Saiba mais

O evento de lançamento da pré-candidatura de Erica Malunguinho a deputada estadual acontecerá sexta-feira (9), às 19h, no Aparelha Luzia (rua Apa, 78, Barra Funda, São Paulo).

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos