A atividade é aberta e contará com contribuição voluntária dos participantes. O objetivo é ressaltar a memória negra na cidade

Texto e imagem / Divulgação

No dia 11 de agosto, às 15h, será realizada a Volta Negra, uma caminhada guiada por espaços importantes para a comunidade negra que são apagados da narrativa oficial da cidade de São Paulo.

O encontro será facilitado pelos participantes do coletivo Cartografia Negra, que têm estudado há um ano de forma voluntária a história desses lugares a partir de referências bibliográficas, audiovisuais, visitas ao acervo municipal de São Paulo, logradouros históricos, como o Sítio da Ressaca, dentre outros espaços.

No centro da grande metrópole, a comunidade negra vivenciou atrocidades no Pelourinho e na Forca, por exemplo, e criou também locais de resistência. Esses espaços, porém, não são demarcados e sua história não é conhecida pela maior parte da nossa população.

A caminhada acontecerá por pontos da cidade como a Praça da Liberdade, a estação Anhangabaú de Metrô e a Praça Antônio Prado. Até o século XIX, esses locais sediavam, respectivamente, a Forca, o Mercado de Escravos e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Para contar um pouco mais dessas e outras histórias, resgatando referências biográficas, bibliográficas, mapas e fotos antigas, o Coletivo Cartografia Negra realiza a caminhada aberta. Para quem puder, é sugerida contribuição voluntária.

A Volta Negra também pode ser realizada com estudantes do Ensino Médio ou grupos fechados. Interessados podem entrar em contato pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado