Apresentação acontece na Casa de Cultura do Butantã em São Paulo

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo Mariama Camara

O espetáculo “Langnifan África (A união dá a força)” dirigido pela dançarina, percusionista e cantora africana Mariama Camara Limanya da C&A de Dança Africana acontece na sexta-feira (26) na Avenida Junta Mizumoto, número 13, Jardim Peri Peri, em São Paulo, às 19 horas. A obra coreográfica vai mostrar provérbios velhos da África por meio das danças, dos ritmos, dos cantos africano e, também, o universo da cultura africana tradicional Sussu, etnia africana da Guinè, de onde a artista vem.

Segundo Mariama, o espetáculo foi montado depois de muitos anos de formação e pesquisa em sua aldeia. Ele vem para mostrar uma cultura rica em artes, ciências, etnias, costumes, sabores e fazeres artístico-cultural.

“O público pode esperar um diálogo fecundo dos africanos com as suas próprias heranças culturais presentes e praticadas na dança, música, literatura oral e escrita, valores estéticos, valores sócios e as múltiplas línguas africanas”, explica. Ela afirma que tem o propósito retratar também por meio da dança, do movimento, releituras sobre o deslizar veloz do oceano Atlântico, que, segundo ela, trouxe as energias negras que se espalharam por cada pessoa do mundo. A apresentação tem duração de uma hora.

Além da apresentação na Casa de Cultura do Butantã, outras apresentações estão previstas. Dia 27, às 15 horas, a casa de Cultura de Guaianazes recebe o espetáculo. Às 20 horas do mesmo dia, a Casa de Cultura de São Mateus aguarda o público. No dia 28, às 18 horas, a apresentação é na Casa de Cultura de São Rafael. No dia 03 de fevereiro, às 18 horas, a Casa de Cultura de Santo Amaro é o palco. Por fim, no dia 16, a Casa de Cultura Tremembé fecha o ciclo de apresentações.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos