Mensalmente, o espaço recebe cerca de cinco mil pessoas

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução - Instagram

Há uma semana, o centro cultural Aparelha Luzia, conhecido como quilombo urbano com produção artística e política das pessoas negras, abriu campanha de financiamento.

A Aparelha foi criada pela ativista, artista, educadora e deputada estadual por São Paulo Erica Malunguinho. O seu projeto inicial era usar a casa na Santa Cecília como um ateliê.

Em seguida, transformou o local num espaço de convivência e de circulação de artistas negros. O nome escolhido é uma versão feminina de aparelhos, estruturas de resistência contra a ditadura militar na década de 60. Também é uma homenagem a Luzia, o fóssil humano mais antigo do Brasil.

O espaço no centro da capital paulista recebe mensalmente diversas atividades artísticas, como shows e intervenções culturais. Segundo a organização do espaço, são cerca de cinco mil pessoas por mês. O número aumenta no carnaval, em novembro, por conta do mês da consciência negra, e em junho, na festividade de São João,

“A Aparelha Luzia funciona com intensa programação artística-cultural de quinta a domingo, porém, em vários momentos a programação se estende aos outros dias da semana por conta da alta demanda atividades culturais, como oficinas, cursos, gravações e reuniões”, diz o texto da ‘vaquinha’.

O dinheiro arrecadado vai pagar os custos de algumas mudanças no espaço. No momento, o isolamento acústico é importante para garantir que as atividades não sejam encerradas por conta do barulho. Reformar a cozinha e a entrada do local são as outras prioridades.

A meta do espaço é conseguir R$120.000,00. No momento, o valor chegou em R$9.720,00 com a colaboração de 139 pessoas.

 

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos