fbpx

A filósofa e escritora é uma das figuras mais importantes na luta mundial pelos direitos civis; evento será no dia 21 de outubro, no Auditório do Ibirapuera

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Paul Morigi/Getty Images

Angela Davis, um dos nomes mais proeminentes na luta pelos direitos civis no mundo, apresenta a conferência “A liberdade é uma luta constante” em sua primeira passagem por São Paulo, no dia 21 de outubro, às 19h. O encontro aberto ao público na área externa do Auditório Ibirapuera marca o lançamento da autobiografia da filósofa e escritora no Brasil.

O bate-papo contará com comentários da pesquisadora Raquel Barreto, responsável pelo prefácio da obra. A conferência gratuita no Auditório Ibirapuera é organizada pela editora Boitempo em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

A iniciativa foi motivada pelo grande interesse do público na participação de Angela Davis no Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, em São Paulo. A filósofa e escritora afro-americana participa do evento em 19 de outubro e as inscrições se esgotaram rapidamente.

Autobiografia

“Uma Autobiografia” traz o olhar de Angela Davis sobre as lutas sociais nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. A ativista afro-americana narra sua trajetória, da infância à carreira de professora universitária, interrompida por um dos mais importantes julgamentos do século XX e que a colocaria, ao mesmo tempo, na condição de ícone dos movimentos negro e feminista e na lista das dez pessoas mais procuradas pelo FBI.

As acusações contra a filósofa e escritora, sua fuga, a prisão e o apoio que recebeu de pessoas de todo o mundo são contados em detalhes no livro. Angela Davis também mostra como os eventos que culminaram na sua prisão estavam ligados não apenas a sua ação política individual, mas a toda uma estrutura criada para criminalizar o movimento negro nos EUA. Ela propõe ainda uma profunda reflexão sobre a condição da população negra no sistema prisional estadunidense.

Serviço:

Conferência “A liberdade é uma luta constante”, com Angela Davis

Quando: 21 de outubro, segunda-feira, a partir das 19h

Onde: Área externa do Auditório Ibirapuera

Parque Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, São Paulo - SP

Evento gratuito e aberto ao público.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com