A filósofa e escritora é uma das figuras mais importantes na luta mundial pelos direitos civis; evento será no dia 21 de outubro, no Auditório do Ibirapuera

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Paul Morigi/Getty Images

Angela Davis, um dos nomes mais proeminentes na luta pelos direitos civis no mundo, apresenta a conferência “A liberdade é uma luta constante” em sua primeira passagem por São Paulo, no dia 21 de outubro, às 19h. O encontro aberto ao público na área externa do Auditório Ibirapuera marca o lançamento da autobiografia da filósofa e escritora no Brasil.

O bate-papo contará com comentários da pesquisadora Raquel Barreto, responsável pelo prefácio da obra. A conferência gratuita no Auditório Ibirapuera é organizada pela editora Boitempo em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.

A iniciativa foi motivada pelo grande interesse do público na participação de Angela Davis no Seminário Internacional “Democracia em colapso?”, em São Paulo. A filósofa e escritora afro-americana participa do evento em 19 de outubro e as inscrições se esgotaram rapidamente.

Autobiografia

“Uma Autobiografia” traz o olhar de Angela Davis sobre as lutas sociais nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. A ativista afro-americana narra sua trajetória, da infância à carreira de professora universitária, interrompida por um dos mais importantes julgamentos do século XX e que a colocaria, ao mesmo tempo, na condição de ícone dos movimentos negro e feminista e na lista das dez pessoas mais procuradas pelo FBI.

As acusações contra a filósofa e escritora, sua fuga, a prisão e o apoio que recebeu de pessoas de todo o mundo são contados em detalhes no livro. Angela Davis também mostra como os eventos que culminaram na sua prisão estavam ligados não apenas a sua ação política individual, mas a toda uma estrutura criada para criminalizar o movimento negro nos EUA. Ela propõe ainda uma profunda reflexão sobre a condição da população negra no sistema prisional estadunidense.

Serviço:

Conferência “A liberdade é uma luta constante”, com Angela Davis

Quando: 21 de outubro, segunda-feira, a partir das 19h

Onde: Área externa do Auditório Ibirapuera

Parque Ibirapuera | Avenida Pedro Álvares Cabral, Vila Mariana, São Paulo - SP

Evento gratuito e aberto ao público.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos