Evento retorna com mais diversidade e saúda as ruas com grande cortejo de maracatu

Texto e imagem / Divulgação

A 3° edição da Mostra Cultural das Periferias, põe em destaque produção cultural das periferias e as estéticas culturais criadas por elas. O evento acontece no dia 14 de setembro (sexta-feira) e é organizado pelo Fórum de Cultura da Zona Leste, que promove cultural plural, agrupando em suas atividades diversos grupos, coletivos e coletivas de cultura da Zona Leste de São Paulo.

Nesta 3° edição, como nas anteriores, haverá um cortejo de abertura participações confirmadas dos grupos Lelê de Oyá, Coletivo de Oyá, Babalotim, Agô Anama, Batuque Urbano, Baque CT, Batucafro, Sucatas Ambulantes e Cia Porto de Luanda. O cortejo será nas imediações da praça Mãe Menininha do Gantois (antiga praça Brasil) em direção à Okupação Cultural Coragem, espaço de resistência cultural que abrigará todas as programações dos outros dois dias de atividade. Neste primeiro dia, o encerramento da noite fica por conta das Pastoras do Rosário do Homens Pretos, grupo tradicional da Penha de França.

A Mostra contará com discussões de temas pertinentes à cultura e à atuação política das periferias, além de diversas atividades organizadas por grupos, artistas e coletivos parceiros do Fórum em vários espaços da região.

No segundo dia, 15 de setembro (sábado), a programação começa com o Circo Teatro Palombar, passa por uma formação sobre a história dos mais antigos grupos e movimentos culturais da zona leste, dança de rua com o espetáculo de rua “Breaking de Repente”, do grupo Fragmento Urbano, e o Sarau “Tem C.O.R.A.G.E.M?!!”, ação de resistência poético-musical da ocupação C.O.R.A.G.E.M.

O dia de encerramento, 16 de setembro (domingo) começa pela manhã com a artista brincante Kelly Guimarães, que fará atividades voltadas ao público infantil. Em seguida tem contações de histórias do samba, com o lançamento e um bate-papo sobre a coleção de livros “Sambas Escritos” de Carmen Faustino, Maitê Freitas e Patricia Paz. Para encerrar, terá roda de samba com Tia Cida e as amigas do samba.

Histórico

Em 2013, o Fórum de Cultura da Zona Leste realizou a primeira edição da Mostra Cultural das Periferias como parte da campanha #pelaleidefomentoàsperiferias, que reuniu diversas atividades culturais de toda cidade e evidenciou a produção cultural periférica pulsante em todas as quebradas. Na época, a Lei de Fomento à Cultura das Periferias ainda estava em pauta para se tornar uma política pública, em prol do reconhecimento dos grupos/artistas/coletivos periféricos e valorização dos seus fazeres artístico-culturais. Em 2017, a segunda edição, já com a conquista da lei, ampliou os olhares sobre a necessidade de políticas públicas para as bordas da cidade.

As ações do Fórum de Cultura da Zona Leste e de diversos coletivos das periferias vem despertando discussões importantes a respeito da vida em sociedade, a busca de equidade de raça, gênero e classe e a pauta da pluralidade de estéticas artísticas.

Serviço
3º Mostra Cultural das Periferias – 14, 15 e 16 de setembro
Sexta 14/9 – 18h às 22h
Sábado 15/9 – 14h às 21h
Domingo 16/9 –11h às 19h

Local: Okupação Cultural Coragem
Endereço: R. Vicente Avelar, 53 - Conj. Res. Jose Bonifacio, São Paulo - SP, 03178-200

Classificação: Livre
Entrada gratuita - Há espaço para receber crianças de diversas idades.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos