Oficinas acontecem nos bairros de Eldorado e Jardim Miriam; entrada é livre e as programações começam neste sábado (16)

Texto / Simone Freire 

Imagem / Divulgação

O coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), inicia uma série de atividades na Zona Sul de São Paulo, a partir deste sábado (16). 

Nos bairros Jardim Miriam e Eldorado, pela manhã, as turmas para oficinas gratuitas de escrita criativa e cinema digital dão início. As inscrições online podem ser feitas até a próxima sexta-feira (15). Interessadas e interessados também podem comparecer às aulas para matrícula imediata, não há pré-requisitos para a participação.

À noite, o coletivo realiza o Sarau Cinematográfico, na Favela da Fumaça. O sarau ocorre desde 2012 em parceria com o JAMAC e o CEU Caminho do Mar. Em 2018, com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria Municipal de Cultura de SP, o coletivo expandiu para outros bairros.

O coletivo

O coletivo Mascate nasceu em 2005 e é formado por cineastas, artistas e profissionais que moram e atuam na Cidade Ademar e Pedreira, distritos onde realizam suas ações. A intenção fundamental da iniciativa é estimular e promover a democratização do audiovisual, considerando a produção e o acesso.

A condução das oficinas de ‘Escrita Criativa’ é de Plínio Camilo, autor do livro ‘O Namorado do Papai Ronca’, de 2012. O objetivo da aula é ‘corroer, desamanhar e lascar os textos’ para abrir os canais da imaginação e criatividade literária.

Na oficina de ‘Cinema Digital’ os participantes aprendem a criar histórias a partir da linguagem cinematográfica. No final, entregarão um curta-metragem feito de forma coletiva.

Thais Scabio, integrante da Mascate Cineclube, diretora, produtora e roteirista, será a oficineira. Todos os curtas e os textos produzidos durante a formação serão lançados no último Sarau Cinematográfico de 2019, no CEU Caminho do Mar.

No sarau de sábado, a programação começa com o bloco carnavalesco ‘Troça do Ivo Sacudo’, que agitará as ruas do bairro. Além disso, haverá a exibição dos filmes ‘ Nós, Carolinas’, ‘Favela da Fumaça’, e ‘Caxangá’. A música fica com o DJ e VJ Fabio Jota. Rodas de conversas também farão parte das atividades, abordando temas como literatura e cinema.

Confira abaixo a programação completa:

 

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube

Local: Favela da Fumaça às 19h

Endereço: Rua Nova Doroteia s/n° ( Campão )

Bairro: Balneário São Francisco /Pedreira.

Ponto de Referência: Lado esquerdo da Estrada do Alvarenga depois do CEU Alvarenga na rua anterior a Garagem de Ônibus.

Para acessar a programação, clique aqui.

(*Em caso de chuva forte o Sarau será adiado para o próximo fim de semana)

 

Oficina de Escrita Criativa com Plínio Camilo

Local: JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube

Endereço: Rua Maria Balades Corrêa, 8

Bairro: Jardim Miriam

Datas: Dias 16 e 17 de fevereiro (sábado e domingo), das 9h às 13h (*duas datas adicionais ainda a confirmar)

Clique aqui para fazer a inscrição

 

Oficina de Cinema Digital com Thais Scabio

Local: Lar Maria e Sininha

Endereço: Rua da Saúde, 739

Bairro: Eldorado

Datas: Sábados, nos dias 16 e 23 de fevereiro e 9 e 16 de março, das 10h às 13h

Clique aqui para fazer a inscrição

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos