O objetivo é oferecer para a comunidade referências da luta antirracismo; organização do curso também realiza neste fim de semana o lançamento de duas obras literárias voltadas à temática negra

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Bruno Itan/Olhar Complexo

No sábado, dia 2 de novembro, o professor de história e escritor Abisogun Olatunji Oduduwa ministra um curso gratuito sobre pan-africanismo no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

O objetivo do curso é oferecer para a comunidade referências da luta antirracismo e criar estratégias para a sobrevivência das populações expostas à violência no Rio de Janeiro.

Entre as referências do pan-africanismo, estão pensadores negros como John Henrik Clarke, Marcus Garvey, Frantz Fanon, Cornel West e Kwame Nkruma.

A iniciativa é organizada pelo coletivo Kilombo Favela Rua com o apoio do Ocupa Alemão: Favela Quilombo e a Escola Quilombista Dandara dos Palmares. Os interessados em participar devem entrar em contato com a organização, via WhatsApp, por meio do número (21) 98962-9804.

Debate e lançamento de obras literárias

Um dia antes, na sexta-feira, 1 de novembro, às 18h, os coletivos realizam no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, no bairro Gamboa, o lançamento dos livros “Pan-africanismo: Apontamentos e Reflexões” e “Às Irmãs: Mulheres Africanas na Revolução Preta Mundial”.

Para a apresentação das obras, haverá um debate com o autor Abisogun Olatunji Oduduwa e a integrante do Ocupa Alemão: Favela Quilombo, Zilda Chaves. Confira mais informações na página do evento no Facebook.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado