Texto: Francy Silva e Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges

O livro Literaturas Africanas: narrativas, identidades, diásporas, organizado pela pesquisadora Franciane Conceição da Silva, trata-se de uma coletânea essencial àqueles que se interessam pelo estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Reunindo artigos de diversos pesquisadores, a obra se organiza em quatro seções: Dossiê, outros artigos, ficção e entrevista.

Na primeira seção, o leitor depara-se com artigos que versam sobre as literaturas africanas, especificamente, as que são produzidas em Angola e Moçambique. Aqui, é possível conhecer um pouco mais da ficção de grandes nomes destas literaturas, tais, como, Noémia de Souza, José Eduardo Agualusa, Mia Couto e José Luandino Vieira. Os artigos versam sobre os mais diversos assuntos: o lugar da voz narrativa, intersecções entre gênero, raça e construção da subjetividade, as relações entre poder e discurso, o papel sócio-político da criação artística, dentre outros.

Livro pode ser adquirido de maneira virtual

Franciane Silva, organizadora da obra, diz que o livro já pode ser adquirido. “O livro já está disponível para vendas na internet, em versão digital. Quem tiver interesse em adquirir a obra impressa, pode fazer a reserva. Os primeiros livros impressos serão financiados pelos próprios autores. Inicialmente, imprimiremos poucos exemplares. Por isso, recomendamos aos (as) interessados (as) em adquirirem a obra que façam logo o seu pedido. Através do site da Amazon é possível ver uma amostra do livro”.

Democrática e plural, a coletânea não se limita a discutir a temática que lhe dá corpo e título, ou seja, as Literaturas Africanas, mas expande-se para um debate em outras perspectivas. Assim, em um segundo momento, na tentativa de traçar um diálogo profícuo com os textos da seção principal, são apresentados alguns textos sobre a literatura afro-brasileira e sobre o ensino das culturas de matrizes africanas e afro-brasileiras no contexto da educação básica. Essa segunda seção, antes de promover um deslocamento da temática do livro, apresenta múltiplas faces do assunto em pauta – que vão para além do que uma categoria estanque possa permitir.

Na terceira seção, o leitor se depara com um belo relato ficcional sobre o “povo do Calunga”, em uma espécie de narrativa autobiográfica que mescla memórias, posicionamentos subjetivos e questões de ordem social e política. Por fim, e com especial destaque, a organizadora do livro apresenta, na quarta seção, uma entrevista com a escritora angolana Isabel Ferreira, que enriquece este livro, ao mesmo tempo que, fornece bases para uma reflexão madura e coerente das literaturas produzidas em alguns países africanos de língua portuguesa.

Franciane exalta a importância de publicar uma obra que trate sobre a literatura africana, material pouco explorado e estudado no país. “Essa obra busca, assim, lançar um novo olhar sobre a África e os africanos e sensibilizar olhares para o reconhecimento de narrativas que vem sendo produzidas contracorrentes, imbuídas de uma forte tendência social e política. O público alvo são todas as pessoas interessadas em saber mais sobre a África e sobre a excelente literatura que vem sendo produzida nesse espaço”.

Literaturas Africanas: narrativas, identidades, diásporas é um livro que abre portas e instiga o debate, a reflexão, o diálogo. Nesse sentido, trata-se de uma obra extremamente recomendada aos estudiosos do assunto, assim como àqueles que desejam se familiarizar com as obras de nomes importantes das literaturas africanas e afro-brasileira. Dinâmico, plural e consistente no debate que propõe, a coletânea de Franciane Silva já nasce como uma consolidada fonte de consulta e de construção do conhecimento.

 Ficha Técnica

Título: Literaturas africanas: narrativas, identidades, diásporas

Compilado por: Franciane Conceição da Silva

Editora: Clock-Book, 2016

ISBN: 978-85-92525-04-0 (e-book)

Num. Págs: 250 páginas

Lançamento da versão digital: julho de 2016

Lançamento da versão impressa: agosto de 2016

Mais informações: www.clock-t.com/clock-book

Informações para compra

Versão digital (R$17,21):

http://www.amazon.com.br/dp/B01HUNFXM4

Versão impressa – PRÉ-VENDA (R$ 35,99):

http://clock-t.mercadoshops.com.br/literaturas-africanas-narrativas-identidades-diasporas-101527441xJM

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos