Texto e Edição de Imagem: Pedro Borges

Evento estimula a visibilidade da produção artística de mulheres

O Coletivo Juventude Ativa organiza o “Entre Telas e Lentes: Mulher, Arte e Resistência” neste sábado, 28 de janeiro, das 13h às 18h, na sede do grupo, na Rua Flôr de Abril, 138, Jardim Peri. O objetivo do coletivo é o de apresentar o espaço para a construção de atividades, eventos e materiais artísticos que enfatizem as questões de gênero.

O encontro tem o objetivo de reivindicar a proliferação de uma representatividade artística feminista e periférica, já que a maioria das convidadas são de diversas regiões de SP. O coletivo destaca a necessidade das mulheres, grupo animalizado e invisibilizado, ditem as construções do espaço. Especial atenção é dada para a condição das mulheres negras, as mais vulneráveis dentro da sociedade brasileira.

Ketty Valêncio, uma das organizadoras da atividade, acredita que uma narrativa positiva sobre a produção dessas mulheres pode ter um potencial emancipador. “No passado, as mulheres eram consideradas iletradas, erroneamente sem cultura, sobretudo nas artes visuais feministas, que são mulheres retratando outras mulheres, mostrando como um corpo feminino é um corpo político”.

O caráter político do evento fica evidente quando Ketty reafirma a necessidade de pensar uma mudança social a partir de uma perspectiva feminista e preta. “A mulher negra viveu e vive no apocalipse. À vista disso, a revolução será feminina ou feminista e preta”.

O encontro estimulara a troca afetiva entre as mulheres participar e oferece a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras ao lado de mulheres inspiradoras. A entrada é gratuita.

Programação

13h30 Coletivo Representapreta

[Exibirá alguns episódios da websérieNossa História Invisível]

5h30 Roda de Conversa com:

Elaine Campos,Fernanda Sena,Fridas Comunica e Fotógrafae Representapreta (Nossa História Invisível).

*Durante todo evento acontecerá exposição de fotos das artistas convidadas.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos