Evento que acontece desde 2013 chega a sua quinta edição na Casa de Cultura Fazenda Roseira

Texto / Thalyta Martina
Imagem / Acervo Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Acontece na Casa de Cultura Fazenda Roseira entre os dias 19 e 21 de janeiro a quinta edição do Encontro Juventude de Terreiro da região Metropolitana de Campinas. O evento reúne jovens de religiões de matriz africana com idades entre 15 e 35 anos para dialogar sobre políticas e movimentos da juventude e eleições.

A proposta do encontro é promover o respeito entre as diferentes nações e religiões dessa matriz, como explica uma das organizadoras do evento, Vanessa Dias. “O objetivo é aglomerar comunidades de povos tradicionais de matriz africana. É uma das demandas do coletivo promover convivência e conversas, porque tem muitas diferenças”.

A ideia de fazer um evento que reunisse jovens dessas religiões surgiu em 2013 e o primeiro encontro aconteceu em janeiro de 2014 com pessoas de diversas cidades da região metropolitana de Campinas. Em edições anteriores temas como combate à intolerância religiosa e patrimônio nos terreiros, diferenças entre as religiões de matrizes africanas e manuseio de ervas foram abordados.

Este ano, a organização prevê receber 60 jovens que irão conviver, conversar sobre o sistema eleitoral e discutir sobre movimentos da juventude no país. As atividades previstas para este ano vão desde manuseio com a terra, até atividades de convivência, aprendizados com os mais velhos e produções coletivas. O domingo contará com um almoço de encerramento com os pais dos jovens que estão no evento. “A juventude que passa por esse encontro tem que deixar a sua marca e, também, a contribuição para o espaço”, afirma Dias.

Vanessa explica que a hospedagem e alimentação são gratuitas. “A ideia é que o jovem vá e fique do começo ao fim na fazenda, na casa de cultura”, ressalta.

Serviço
Local: R. Domingos Haddad, 1 - Residencial Parque da Fazenda, Campinas
Dia: 19 de janeiro de 2018
Horário: 19h

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado