O Movimento Negro Unificado (MNU) foi a principal organização política da comunidade negra de toda segunda metade do Século XX; evento é organizado pela Frente Alternativa Preta.

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

Há 39 anos, as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em plena ditadura militar, eram palco da inauguração do Movimento Negro Unificado, principal grupo político da comunidade negra da segunda metade do Século XX. A celebração acontece no dia 7 de Julho, sexta-feira, das 17h às 22h, no mesmo local e dia em que o MNU foi criado.

Hugo Ferreira, um dos fundadores da entidade, contou ao Alma Preta que, apesar das dificuldades de construção do ato devido à morte e à distância de alguns precursores, o encontro tem a importância de mostrar aos mais novos a histórica luta contra o racismo no Brasil.

Faixa para textos BAP

A atividade, para além de celebrar os 39 anos do MNU, tem o objetivo de formar um comitê para a comemoração da data em 2018. “A ideia é organizarmos uma comissão para o ano que vem, em memória aos 40 do MNU, fundado em 1978”, explica Hugo Ferreira.

O evento conta com a presença de diversos militantes históricos que participaram da criação do grupo como Milton Barbosa, Neuza Maria Pereira Lima, Reginaldo Bispo, Regina Helena dos Santos Silva, José Adão, Geraldo Potiguar, Leny Blue de Oliveira, Oswaldo Faustino, Hugo Ferreira, entre outros.

Frente Alternativa Preta

A celebração é articulada pela Frente Alternativa Preta, entidade criada em 2017 e que busca possibilitar um posicionamento sólido da comunidade negra diante da conjuntura política nacional. A Frente reúne desde cursinhos populares, coletivos de bairros, estudantes, até artistas e intelectuais, o que a caracteriza como uma organização diversa.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos