Gratuita, a publicação integra a programação da exposição (Re)Conhecendo a Amazônia Negra, que fica em cartaz na CAIXA Cultural SP até 17 de dezembro.

Texto / Divulgação
Imagem / Marcela Bonfim

São Paulo, novembro de 2017 - A Caixa Cultural São Paulo realiza no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), às 11h, o lançamento do Catálogo “(Re) Conhecendo a Amazônia Negra”, da fotógrafa Marcela Bonfim, com bate-papo sobre sua vivência e processo de produção fotográfica na região desde 2013.

Com distribuição gratuita, a obra traz retratos, artigos e histórias de vida das pessoas que Marcela encontrou em seu percurso pela Amazônia nos últimos quatro anos. Dividido em duas partes, a publicação reflete sobre a diversidade negra presente na Amazônia partindo do conceito de “gradiente negro” para exemplificar a miscigenação presente neste território.

“Lançar o catálogo é um caminho para multiplicar o poder de alcance desta discussão, uma vez que a escrita possibilita ampliar a reflexão sobre os diferentes aspectos da negritude amazônica, brasileira, fazendo deste um registro importante para a memória das populações negras. Com isso, é possível propor uma outra condição de debate, que parta de nós mesmos, com aspectos da nossa história, como sempre deveria ser tratada a história do negro. Podemos ser centro e protagonistas, assim como é o caso de Rondônia na pauta da Amazônia Negra”, aponta Bonfim.

Nas mais de 60 páginas que compõem o livro, é possível encontrar ainda fotos e textos que versam sobre as mais diversas religiosidades presentes na vida das populações negras do local e quão importante são essas manifestações para a formação cultural brasileira.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos